O Futuro do Celular

clock 07/04/2011 TOON-pePaulo Silveira


Nós já estamos vivendo em um mundo onde o nosso tênis tem uma interface com os nossos telefones (Nike) e a nossa esteira pode “Twitar” (Tweet) em nossa ginástica (Netpulse), mas o futuro promete ser ainda mais emocionante. A tecnologia móvel, como as redes e aparelhos continuará a melhorar, como tem acontecido, mas o que é mais interessante para o marketing é como o nível elevado de mobilidade irá afetar a maneira como os nossos clientes pensam e o modo de tomar decisões.
A conectividade móvel vai continuar a mudar a forma de acessar as informações e fazer conexões com pessoas da mesma forma que a Internet tradicional fez uma geração atrás. Esta mudança vai dar um marketing sem precedentes em oportunidades de alcançar e compreender o seu mercado alvo. Para abraçar o futuro do marketing móvel, deveremos entender como a tecnologia móvel ira se dirigir as necessidades básicas das pessoas, especialmente em termos de mobilidade das conexões pessoais e da mobilidade das informações.

Futuro Mobile 1

A capacidade de conectar pessoas de uma forma conveniente e continua é uma das funções mais poderosas que a tecnologia móvel oferece. Na hierarquia das necessidades de “Maslow”, a segurança e a conexão entre as pessoas ou o amor são identificadas como necessidades fundamentais que os seres humanos tem (logo após as necessidades físicas, tais como ar, comida e água), e a tecnologia móvel vai continuar a melhorar a nossa capacidade de atender a essas necessidades. Chamadas, SMS, envio de mensagens e e-mails e a participação em redes sociais são todas as atividades que nos ajudam a permanecer conectados com as pessoas que amamos. Estes tipos de atividades sociais certamente irão aumentar a mobilidade e continuarão a tornar-se mais profundamente integrados na nossa sociedade.
A tecnologia móvel mudou a maneira como as pessoas usam as redes sociais, fazendo com que as redes sociais se adaptem para encontrar e atender às necessidades de uma audiência sempre em tempo real, ao invés de interação com base na vontade de um usuário para participar de um site de redes sociais de uma forma mais limitada. Ainda que passasse despercebido (a adição de "O que você está fazendo agora?") o movimento em redes sociais sinalizou essa transição e é exatamente isso que o Twitter aproveitou para deixar sua marca no mundo das redes sociais.

Futuro Mobile 2

Fazer previsões específicas sobre a forma de interação social e de conexão humana que vai se desenvolver no espaço da telefonia móvel é difícil, mas é claro que a integração com os mecanismos de entrada será crucial. A mobilidade de interação social de fato mudou a auto-percepção de algumas pessoas de incluir o desejo ou até a necessidade de "relatórios do seu viver" dentro das suas vidas. A capacidade de transferência de dados de uma foto no Facebook ou um vídeo no YouTube usando apenas um celular é muito revolucionário, mas tornou-se tão simples que muitas pessoas, especialmente aqueles que se consideram jornalistas ao vivo, fazem diariamente ou mais. Curiosamente, suas mensagens não são ignoradas, mas eles realmente ajudam os outros a se sentirem mais ligados a eles, não importa quão mundano as atualizações ou informações pareçam ser.
Por outro lado, o acesso em tempo real e a interação social através de dispositivos móveis têm mudado a percepção de algumas pessoas a se auto-incluir em mais um prazer da inteligência. A conectividade móvel permite-lhes manter-se atualizado sobre seus amigos, família e comunidade, sem participação ativa. Em alguns casos, essas pessoas estão constantemente revendo as atualizações de status dos outros, em outros casos, eles simplesmente sabem como e onde encontrar informações sobre pessoas ou grupos em que eles estão conectados, sempre que necessário. De certa forma, eles estão usando as informações armazenadas em redes sociais como uma memória coletiva social, um ponto de toque, que lhes permite ver como o dia da pessoa que ele gosta está progredindo, para lembrar que alguém se parece, ou lembrá-los do nome de alguém.

Futuro Mobile 3

Para conseguir alavancar com êxito essa dependência da tecnologia móvel social, profissionais de marketing precisam ser inteligentes e discretos. Qualquer tipo de serviço que ajude as pessoas a se sentirem seguras e conectadas dará imenso valor para um público móvel, e estas necessidades continuarão a ser fatores primordiais para o crescimento e a confiança na tecnologia móvel.
Depois de segurança e amor, “Maslow” sugere que a auto-estima e a auto-realização completem as necessidades das pessoas dentro da hierarquia. Quando as pessoas precisam de informações, elas pesquisam para estas necessidades, e à medida que avançamos para o futuro, continuaremos a ver mudanças na forma como os exploradores descobrem novos conteúdos pelo celular na Web. Embora a ligação não seja explícita, a auto-estima e a auto-realização são fortemente relacionadas à capacidade de uma pessoa acessar e processar as informações. A auto-suficiência, a criatividade, autenticidade e o propósito são parcialmente derivados do acesso de uma pessoa à informação ou ao conhecimento.
No mundo moderno, quando as pessoas precisam de informações, elas pesquisam e o método mais comum e acessível de pesquisa freqüentemente envolve o uso de um programa de pesquisa para a internet. Mobilidade estende o nosso acesso para uma ilimitada quantidade de informações na Web, tornando-se um sempre presente como uma ferramenta para a vida. Embora algumas tecnologias de pesquisa no móvel esperem competir para conseguir o domínio dos programas de pesquisa na telefonia móvel, aqueles programas vão manter indefinidamente o seu destaque como um método superior de acesso à informação móvel. Nossa dependência nos programas de pesquisa na telefonia móvel terá um impacto dramático sobre o marketing da telefonia móvel no futuro. Conhecedores do marketing em telefonia móvel devem entender a evolução iminente dos programas de pesquisa na telefonia móvel e a crescente presença de pesquisa na telefonia móvel. Os algoritmos que utilizam os programas de pesquisa para determinar os resultados relevantes e classificá-los estão mudando constantemente. Uma simbiose antagônica existe entre programas de busca e marketing na Internet. Os programas de busca sempre tentam dar aos pesquisadores os melhores resultados, e o marketing na Internet sempre tenta manipular os resultados para fazer seus Web sites parecerem como os melhores aos olhos do algoritmo. Sem querer, o marketing na internet terá feito muito para melhorar os programas de pesquisa, criando a necessidade de um melhor algoritmo. Atualizações para o algoritmo de programas de pesquisa na telefonia móvel vão continuar a tornar os resultados de busca no móvel mais portátil, mais pessoal e mais inteligente.

Futuro Mobile 5

Futuro Mobile 4

Programas de pesquisa na telefonia móvel atualmente permitem que você especifique onde você está, e eles irão adequar o seu resultado definido com base nesse local, mas o local ainda precisa ser configurado manualmente. A detecção automática de local em breve será completamente integrada no algoritmo de busca no móvel. Pesquisas baseadas em localização estão ainda em período de desenvolvimento, mas isso vai mudar rapidamente. Mais telefones móveis são equipados com tecnologia GPS (ou GPS assistido), e logo o pesquisador de coordenadas exatas fará parte do algoritmo de busca. Porque o seu telefone celular está sempre ligado, o algoritmo poderia até mesmo incluir informações sobre quanto tempo você esteve em um local. Hipoteticamente, um telefone celular com GPS habilitado deve ser capaz de dizer que uma pessoa gastou a maior parte de seu tempo entre dois ou três locais, geralmente em casa e no trabalho. Então, quando você executar uma pesquisa móvel, o algoritmo será capaz de presumir que você esta relativamente familiarizado com o cenário do local quando você estiver nessas localizações, mas que se adaptaria quando você não estiver. Quando você chega a uma nova cidade, o telefone sabe que você não esteve naquela localização geográfica por muito tempo, e a informação do local seria dado de forma razoável com maior prioridade no resultado de sua busca para ajudar você a encontrar o seu caminho de volta.

Futuro Mobile 6 

Os tradicionais e os programas de pesquisa para o móvel já tem os resultados da pesquisa sobre medida com base em pesquisas anteriores de um usuário e de seus cliques de procura no site quando as pessoas estão registradas em sua conta dentro do programa de pesquisa. Se eles procuraram e encontraram o que estavam procurando (o que significa que não foi imediatamente apertado o botão de voltar no navegador), os programas de pesquisa podem determinar se sua procura foi bem sucedida, e em pesquisas futuras, podem atribuir uma classificação superior ao local onde você encontrou o que estava procurando com essa pesquisa. Inversamente, se você realizar uma pesquisa e clicar nos resultados, e logo após apertar o botão voltar quando obteve acesso ao local da pagina, o programa de pesquisa vai entender que você não encontrou o que estava procurando e não vai classificar esse site como bom nas subseqüentes pesquisas.
• Como o mundo da pesquisa móvel avança, podemos esperar muitas mudanças
que irão proporcionar um maior nível de personalização. Como muitos computadores são compartilhados entre vários usuários, os programas de busca podem mostrar resultados personalizados somente para usuários que estão registrados. Porque há uma chance muito baixa que um telefone celular seja um dispositivo compartilhado, os programas de pesquisa serão capazes de amarrar a história de pesquisa do usuário diretamente para o seu número de telefone, eliminando a necessidade dele se logar.
• Do mesmo modo, números de telefone de celulares podem ganhar status como identificadores únicos, como os endereços IP são usados ​​atualmente no tradicional espaço online das redes de computadores, ou como números da carteira de identidade ou do imposto de renda no mundo off-line. A tecnologia se tornará cada vez mais otimizada e mais rápida, e a maior parte do processamento e armazenamento de dados se tornará virtual – não hospedado em qualquer dispositivo, mas hospedado em algum lugar na Web ou “na nuvem”. Todo mundo vai ter um conjunto único de conteúdos digitais, que é independente do dispositivo e acessível a partir de um número de tipos de dispositivos. Isso nos fará muito menos dependente dos dispositivos reais que compramos e mais confiante na Web e nas buscas que ela proporciona, mesmo que apenas para pesquisar dentro do nosso próprio conjunto de conteúdos digitais hospedados na nuvem.

Futuro Mobile 7

Além de saber onde estamos e qual o nosso comportamento numa procura normal, os futuros programas de pesquisa no móvel vão entender e interpretar o contexto, e usar isso para influenciar a ordem em que os resultados da pesquisa são exibidos. O dispositivo que faz a pesquisa vai se tornar uma parte mais integrante do algoritmo. Diferentes dispositivos têm finalidades diferentes de uso para que os programas de pesquisa possam facilmente determinar:
• Uma pessoa em busca de um "pendrive" em um computador tradicional pode estar fazendo investigação sobre informática, mas uma pessoa fazendo a mesma busca em um GPS pode estar procurando por uma loja de equipamentos para informática.
• Alguém em busca da palavra “Big Head” num tocador de MP3 esta provavelmente procurando a música de Big Head Todd & The Monsters, mas alguém em busca de “Big Head” em um sistema de jogos é mais provável estar a procura de um programa de computador que faz as cabeças de todos os personagens de videogames parecerem grandes. Este tipo de evolução para o algoritmo não será valiosa apenas para diferenciar entre os diferentes tipos de dispositivos, mas também pode fornecer um conjunto diferente de resultados para diferentes modelos de produtos dentro do mesmo tipo de dispositivo. Quando uma consulta é enviada, os programas de busca podem ver não somente que ele está vindo de um telefone celular, mas também o tipo de telefone celular, para fornecer resultados que são específicos para o grupo demográfico que está associado com o aparelho específico:
• Uma pessoa à procura de “Diesel” em um aparelho celular provavelmente esta a procura de combustível, mas a mesma busca em um iPhone é mais provável procurar uma loja que comercialize a mercadoria da marca Diesel (relógios).
• Alguém que procura em um BlackBerry pode querer um conjunto diferente de resultados de pesquisa para uma pesquisa sobre a palavra "diversão noturna" do que alguém que procura num aparelho da Motorola ou LG.
Um dos pontos mais importantes para a compreensão sobre o futuro é que a busca no móvel não só vai acontecer nos aparelhos celulares. Muitos novos dispositivos portáteis estão se tornando habilitados para a Web e oferecerão busca no móvel como parte integrante do dispositivo. Seu site para o móvel terá a oportunidade de obter uma classificação em uma série de outros dispositivos:
• Sistemas de Jogos: videogames cada vez mais permitem que você jogue contra amigos através da Internet, mas eles também permitem que você comprem e baixem novos jogos ou as características do jogo, o que cria uma necessidade para a pesquisa. Estes dispositivos podem ser portáteis ou podem ser configurado para trabalhar com a TV.
• GPS: os dias de baixar os mapas atualizados e endereços de empresas para o seu GPS são limitados. Dar uma olhada nos locais da Web para pesquisar aplicativos de atualização de mapas e listagens de empresas é uma solução escalonavel, que deixa o aparelho muito mais otimizado e mais amigável ao usuário, na verdade os três principais programas de busca já foram comercializados com os fabricantes de GPS para carros. A BMW e a Mercedes já ofereceram uma frota limitada de carros com GPS habilitado para a Web na Alemanha.
• Tocadores de MP3: alguns reprodutores de MP3 já estão equipados para pesquisar e fazer download de músicas e capas de álbuns a partir da internet, mas ainda são protótipos que futuramente serão lançados como produto. No futuro, quando forem comercializados, alguma forma de pesquisa na Web estará incluída nesses reprodutores de MP3.
• TV e IPTV: em muitos casos, já é possível configurar as gravações no nosso DVR através da Internet (TiVo). Conseqüentemente estamos empenhados em uma busca quando procuramos gravar o programa que gostamos da TV. À obrigatoriedade de transmissões digitais pelas redes de televisão, levou essa tendência um passo adiante, tornando mais fácil para as empresas que distribuem e pesquisam para as Emissoras de Televisão, em um ambiente da Web.
Com todas estas tecnologias, as oportunidades vão surgir para criar e personalizar uma mensagem de marketing. O dinheiro do marketing terá sempre um enorme papel no desenvolvimento da tecnologia baseada na nova Web, porque eles aliviam os custos de desenvolvimento da tecnologia. Sejam através de acordos de disseminar os sistemas de jogos para celulares, acordos de programas de pesquisa com empresas de IPTV, ou as tradicionais pesquisas de resultados do móvel que são mostrados no seu GPS, a oportunidade de promover os produtos estará disponível. Com a profusão de novas tecnologias móveis, programas de busca e o marketing na Internet terão uma riqueza de novas informações disponíveis. Programas de pesquisa com algoritmos serão atualizado para oferecer melhores resultados, e isso vai fazer a pesquisa de resultados no móvel mais portátil, pessoal e inteligente.

O marketing no móvel está mudando a uma velocidade alucinante, e as oportunidades continuam a se expandir e desenvolver. Como em todos os meios de comercialização, haverá uma luta constante para o equilíbrio entre a presença de mensagens de marketing e a tolerância que o seu mercado alvo tem para a intrusão. O marketing que é subestimado ou ocasional não devolvera o retorno desejado, similarmente, o marketing que é dominador e invasivo não irá gerar a desejada resposta. Sua melhor aposta para alavancar o futuro do marketing móvel pode estar na sua capacidade de compreender e capitalizar em como a tecnologia móvel ajuda as pessoas a resolver as suas necessidades mais básicas, ao invés de simplesmente se concentrar apenas nos aspectos mais técnicos ou espalhafatosos da prática.

por Paulo Silveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s